sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Vamos falar de bolo?



Caras leitoras queridas, vamos falar sobre um assunto delicioso e importantíssimo...o bolo do casamento. Peça das mais importantes na escolha dos itens fundamentais do casamento, o bolo deve ser escolhido a dedo e deve ter tudo a ver com o clima do evento e da temática escolhida pelos noivos.
Antes da fotos e das dicas, um pouquinho de história e tradição:

"Bolo de casamento é dos doces mais simbólicos que existem. É dele, geralmente o primeiro momento e um dos mais românticos da festa, quando, pela primeira vez o casal já unido em matrimônio faz um gesto que até então era feito separado e em aniversários...Cortar o bolo de casamento é um clássico e isso não se discute. O recheio é sempre muito doce, para lembrar noivos e convidados que amor e açúcar formam uma combinação das mais promissoras. Pode ser por esta razão que a escolha do bolo seja um momento tão "tenso" quanto a escolha do vestido, laços e fitas, ou flores e broches? Com topo ou sem topo? Redondo ou quadrado? Branco ou colorido?

Há aqueles que querem um andar de bolo pra cada ano de relacionamento. Há os que querem tematizá-lo de acordo com o ambiente, há os adeptos dos mini bolos ou cup cakes formando um bolo e depois virando lembrança dos convidados...

O formato é muito interessante, mas e o sabor? É fato que a pasta americana é linda e consegue fazer maravilhas, mas a realidade é que todo mundo separa a pasta do recheio do bolo. Por isso é muito importante que o recheio seja saboroso e que não se restrinja ao gosto dos noivos. Aqui na nossa terrinha faz-se muito a opção do bolo grande (geralmente a parte de baixo - 1º andar), que será servido aos convidados, um recheio tradicional, que tem 90% de chance de agradar e segundo as boleiras da nossa city são eles, doce de leite com castanha, baba de moça, ameixa com leite condensado e queijo do reino com leite condensado, e os outros, alternados entre verdadeiros e falsos com o sabor que mais agrade aos noivos. Algumas até preparam um bolo só para os noivos no formato do último andar e deixam embrulhadinho para que entreguemos no pós-festa.

O que tem me chamado a atenção, é que cada vez mais os noivos (principalmente os que tem família ou origem em outras regiões do nordeste), querem o clássico e tradicional bolo de noiva do tempo de meus pais, com ameixa, frutas cristalizadas e molhado com vinho. Será que é bom? Hummmmmm, água na boca!!!
Porém, como ainda não é "re-tendência", esse bolo não tem muita vez aqui em Aracaju não. O tempo nos dirá se a influencia das mães fará a diferença.

O que sei, é que graças a Deus nosso mercado "cakeriano" está repleto de excelentes profissionais que tem como único objetivo agradar nossas noivinhas, e independente do profissional que você escolha procure: referências do seu cerimonialista e ou de clientes antigos, nome do fornecedor no mercado, e de preferência que tenha um preço adequado ao seu bolso.

Seguem fotos de bolos que eu adorei, outros nem tanto, mas que fazem super sucesso.
Abraços!











Ah, seguem também nominhos que estão super em alta no nosso mercado de eventos com quem já trabalhei e indico. Mas, por ordem alfabética para não me comprometer, rsrsrsrs!!!! Se esqueci de alguém #bjmeliga
- Carla Brito
- Doralice
- Mahely Ribeiro
- Maritza
- Quézia Freitas
- Puresa
- Telma

PS: Esse post teve base e foi contextualizado numa matéria sobre bolos no site da UOL.

9 comentários:

suzana disse...

Ei quem disse que todo mundo separa a pasta americana do bolo? Se ela for boa (e já comi umas ótimas), adoooooro meu pedacinho de bolo todinho com ela junta! kkkkkkk

Sérgio Lourenço disse...

rsrsrrs super exceção

Kinha disse...

Su e Gi comem a pasta delas e dos outros Sérgio:)

Glaucia disse...

Sérgio se eu for escolher pela quantidade de anos juntos vai ter bolo para comer nas bordas de prata.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ou seja seriam 10 andares.
Amei o post.
Abraço.

Cristiane Almeida disse...

Pra mim escolher o recheio foi mais difícil do que o formato em si do bolo.E aí acabamos optando por aquilo que nos agrada mais...
Ah! eu também separo a pasta do bolo rsrs.

Grazi disse...

Se eu for pra um casamento e não comer do bolo seja lá em que momento for, não fui! Amoooo bolo de casamento, e amo ver todos os detalhes. E pra mim, muito mais importante que a beleza, o sabor vem em primeiro lugar. Os 2 em conjunto é o que importa!

Igor Cardoso de Oliveira / Cinthia Carla Vieira Andrade disse...

Na verdade estou numa tremenda dúvida qual sabor escolher!!rsrsrs

shislei disse...

Meu bolo foi uma das coisas que mais me surpreendeu, superou minhas espectativas...o sabor era ameixa, se bem q nem lembro o gosto ja que não gosto de bolo, mas disseram que tava bom rsrsrs

Fernando Dantas Jr. disse...

com certeza, o mais difícil é escolher o recheio, fica naquela dúvida se vai agradar a maioria e aos noivos também, mas no final td dá certo e as sugestões de Sérgio sempre ajudam muito nas decisões.